Tuatha de Danann é uma banda Brasileira de folk metal, fundada em 1995 pelo multi-instrumentista Bruno Maia e o guitarrista Rodrigo Berne. É uma das pioneiras do gênero no Brasil. Durante anos o grupo encontrou-se em hiato, e seus fundadores continuam trabalhando em projetos paralelos, Bruno Maia (Braia e Kernunna) e Rodrigo Berne (Tray of Gift). O embrião do Tuatha de Danann foi na verdade uma banda de Thrash/Death Metal chamada "Dark Subconscious", que já contava também com Giovani Gomes e Wilson Melkor, juntamente com o guitarrista, Marcos(Crom). O Dark Subconscious chamava a atenção pela faixa etária dos integrantes, entre 12 e 16 anos e também pelo fato de trazer em seu repertório composições próprias com um grau de complexidade um tanto elevado para a pouca experiência dos músicos na época.
O Tuatha de Danann foi formado em 1995. A formação contava também com: Rogério Vilela (Baixo), Felipe Batiston (teclados) e Wilson Melkor (bateria). Em 1996, lançou sob este nome a fita demo The Last Pendragon. Na época sua sonoridade era mais voltada para o doom metal, embora já se avistasse as influências célticas, e logo se destacou dentre as demais bandas do cenário nacional, rendendo críticas positivas na mídia especializada. Após este período a banda mudou seu nome para Tuatha de Danann, que melhor representa a temática proposta. O nome vem da mitologia céltica e significa "o povo da deusa Danu", seres encantados que teriam habitado a Irlanda e dominavam a arte, a ciência, a poesia e a magia.
Nessa época Bruno Maia já acumulava as funções de guitarrista/vocalista, mas em seguida entra para a banda o vocalista Marcos Ulisses (ex-Tomorrow Slave,Shadows Time e atual Silent Hall) e com essa formação registram a excelente 2ª demo tape "Faeryage" em 1998 que consolidou o direcionamento da banda para som celta/medieval com grande evolução nas composições e execução. Seguido ao lançamento desta demo a banda faz a abertura do show para o Blind Guardian em SP, juntamente com o Symbols.
Após mudanças na formação com as saídas de Rogério Vilela (baixo), Marcos Ulisses (Vocal) e a entrada de Giovani Gomes (Baixo), Bruno assume novamente os vocais e gravam o CD demoTuatha de Danann, com oito faixas (sendo quatro delas bônus da demo Faeryage). Mais mudanças na formação: saem Felipe Batiston (teclado) e Wilson Melkor (Bateria) e entram Leonardo (teclado)e Rodrigo Abreu (Bateria). Com o sucesso crescente, vieram os álbuns Tingaralatingadun (2001), The Delirium has Just Began (2002) e Trova di Danú (2004), o trabalho mais recente do grupo. Em 2005, durante a primeira turnê internacional da banda, fizeram uma apresentação no mundialmente famoso festival Wacken Open Air, realizado na Alemanha, que culminou com o relançamento do álbum Trova di Danú na Europa.
Em 2008, com participação especial de vários músicos, a banda realizou uma apresentação acústica para gravação de um DVD. Lançado no final de 2009, o DVD Tuatha de Danann Acoustic Live conta com versões de músicas inclusive do primeiro CD demo.
No final de 2010 Bruno saiu da banda para dedicar-se a ao Braia (no qual ele lançou um disco e um DVD ao vivo) e ao Kernunna sua nova banda. Nesse período o guitarrista Rodrigo Berne formou uma nova banda de Celtic Folk Metal, chamada Tray of Gift que, no final de 2012 lançou seu primeiro de cd, intitulado "The Tray of Gift" ,pela gravadora mineira Cogumelo Records e se encontra em fase de composição para mais um CD (o segundo da banda), previsto para ser lançado no primeiro semestre de 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe uma mensagen.